Blog

Plásticos de Engenharia: O que são, suas Propriedades e Tipos

Plásticos de Engenharia: o que são, suas propriedades e tipos

Os plásticos de engenharia fazem parte de um segmento inovador e promissor para a indústria de transformação do plástico. São resinas com propriedades superiores às commodities, pois são materiais mais estáveis em aplicações que exigem maior resistência mecânica, térmica, à tração de ruptura, química e às intempéries.

Por suas propriedades e aplicações, podem substituir, em muitos casos e de forma eficiente, materiais como aço, cerâmica ou metal.

Os plásticos de engenharia oferecem as seguintes propriedades:

  • Alta resistência mecânica;
  • Ótima usinabilidade e estabilidade dimensional;
  • Boa resistência química;
  • Boa resistência a desgaste;
  • Versatilidade de forma e tamanho;
  • Aplicações em variadas temperaturas, podendo ser usado permanentemente entre 100°C e 150°C;
  • Possibilidade de produzir peças com acabamento em pintura metalizada (ABS).

Além disso, esses materiais dispensam lubrificação, evitando uso de graxas e reduzindo o custo e peso das peças fabricadas. Não são condutores e ocupam o lugar de plásticos tradicionais em aplicações que não envolvem tecnologia ou envolvem técnicas incomuns. Se tornam, portanto, um verdadeiro precursor de inovação em muitos segmentos, com a possibilidade de abertura no mercado internacional.

Precisa de um orçamento?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

QUERO UM ORÇAMENTO

Tipos de plásticos de engenharia

No Brasil, os níveis de produção dos Plásticos de Engenharia estão ganhando cada vez mais força e capacidade para competir, inclusive, com o mercado internacional. Confira alguns tipos de plásticos de engenharia:

Polímero (sigla) Polímero
ABS Acrilonitrila butadieno estireno
ABS/ PA Blenda ABS/ poliamida
ABS/PC Blenda ABS/ policarbonato
ABS/PVC Blenda ABS/ policloreto de vinila
Kevlar, Nomex, Conex, Technora Aramidas
PA 6, 6.6 Poliamida 6, 6.6
PC Policarbonato
PET Politereftalato de etileno
PETG Politereftalato de etileno glicol
POM Poliacetal
PPO Polióxido de fenileno
PPO/PA Blendas de PPO com poliamida
PPS Polissulfeto de felileno
SAN Estireno acrilonitrila
UHMWPE Polietileno de ultra alto peso molecular

Eles podem ser utilizados na fabricação de materiais de uso geral (produtos da indústria de transformação do plástico, que exigem propriedades específicas superiores) ou mesmo em materiais de uso especial, para aplicabilidade em produtos de alto desempenho.

Aplicações

As possibilidades de uso dos plásticos de engenharia são imensuráveis. Atualmente, são usados em áreas como medicina, mobiliários, embalagens para os mais variados segmentos, utilidades domésticas, impressão 3D e prototipagem, além de estarem fortemente presentes na indústria automobilística, aeronáutica e aeroespacial, alimentícia, construção civil, eletroeletrônica, petrolífera e química, isso para citar apenas alguns segmentos.

Com essa gama de aplicações, esses tipos de plástico passaram a ter alta representatividade em praticamente todos os setores da indústria brasileira. De acordo com o portal Mundo do Plástico, estima-se que, em 2010, cerca de 7.500 transformadores já atuavam com o plástico de engenharia, tendo até hoje o mercado automotivo como um verdadeiro propulsor de suas atividades.

Quer saber mais sobre os Tipos de Plástico? Baixe nosso guia.

Quer solicitar um orçamento? Clique  no botão abaixo:

[button label=”SOLICITAR ORÇAMENTO” link=”https://maispolimeros.com.br/solicite-um-orcamento-2/” target=”_blank” color=”” centered=”true” __fw_editor_shortcodes_id=”30cfab71ef58a0365c5443bc2ef14f9b” _fw_coder=”aggressive”][/button][divider style=”{‹²›ruler_type‹²›:‹²›space‹²›,‹²›space‹²›:{‹²›height‹²›:‹²›50‹²›}}” custom_class=”” hide_lg=”false” hide_md=”false” hide_sm=”false” hide_xs=”false” __fw_editor_shortcodes_id=”7e8d73f2e58a90372c4699e1cc0ce61c” _array_keys=”{‹²›style‹²›:‹²›style‹²›}” _fw_coder=”aggressive”][/divider]

plugins premium WordPress