Blog

Acetato de Vinila EVA

Acetato de Vinila (EVA): o que é e os principais usos deste material

Nesse post você vai conhecer mais sobre o Etileno Acetato de Vinila (EVA), suas propriedades e aplicações. Isso, certamente, vai te ajudar tanto no momento da compra como no melhor uso dessa matéria prima.

Siga conosco nessa importante leitura!

O que é o Etileno Acetato de Vinila (EVA)?

O EVA é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d’água. É obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila, usado em artesanato e em diversas outras aplicações, como por exemplo:

  • solado de calçados;
  • placas expandidas e placas diversas;
  • brinquedos;
  • brindes;
  • laminação;
  • adesivos hot melt;
  • coating;
  • blendas;
  • coextrusão.

Precisa de um orçamento?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

QUERO UM ORÇAMENTO

Propriedades

Entre suas principais características está a absorção de calor – não podendo, porém, ultrapassar os 80 ºC, pois pode entrar em combustão. É leve, com grande durabilidade e, embora não tenha resistência mecânica de estiramento, é resistente à pressão, absorvendo choques. Por isso, é muito utilizado para preenchimento de para-choques, amortecedores de calçados esportivos, entre outros. Está bastante presente também na confecção de solados, palmilhas e entressolas, pois possui densidade menor que o SBR ou PVC, com células fechadas, o que diminui a absorção de água.   

Além disso, o EVA é matéria prima para brinquedos e utilitários como revestimento de óculos de natação. Por ser mais leve que a água, é usado como flutuador ou bóia, além de aplicado em chinelos e sandálias.

É um produto competitivo em relação a outros termoplasticos e borrachas. Atóxico, inodoro, lavável e disponível geralmente em chapas com diversas espessuras, cores, densidades e acabamentos. Tipos especiais de EVA são usados na formulação de adesivos Hot Melt, apresentando flexibilidade e aderência mesmo em baixas temperaturas.

História e Mercado

O Etileno Acetato de Vinila surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, e desde então vem sendo amplamente usado pela indústria de transformação. Na década de 70, a indústria de calçados começou a procurar materiais alternativos ao couro, pois havia escassez do produto e, consequentemente, preço elevado, além da crise do petróleo, que afetava o mercado. Uma das alternativas encontradas foi desenvolver partes do calçado com o EVA.

Com o passar dos anos, descobriu-se novos usos para esse material, que mostrou-se extremamente versátil devido às suas características físicas e mecânicas específicas.

Onde comprar?

Algumas empresas que fabricam produtos utilizando o EVA, fazem a compra dessa matéria-prima diretamente com grandes produtores do material. Nesses casos, a quantidade mínima exigida por compra costuma ser bastante alta, além do prazo de entrega nem sempre atender às necessidades do negócio.

A solução mais adequada para comprar EVA e abastecer seu processo produtivo é tratar com um fornecedor de resinas termoplásticas como a Mais Polímeros. Nós podemos atender de forma prática e eficiente às demandas por qualidade, quantidades menores e prazo de entrega/logística dessa matéria-prima, evitando inclusive que você tenha perdas com estoques altos.

Caso queira receber a visita de um dos nossos Representantes ou um orçamento para compra de Etileno Acetato de Vinila (EVA) clique aqui – preencha o formulário selecionando o campo produto desejado e nossa equipe entrará em contato com sua empresa.

Quer saber mais sobre os Tipos de Plástico? 

[button label=”BAIXE AGORA NOSSO GUIA” link=”https://conteudo.maispolimeros.com.br/guia-tipos-de-plastico” target=”_blank” color=”” centered=”true” __fw_editor_shortcodes_id=”2fc26b75693bb6922693ea4d28e22070″ _fw_coder=”aggressive”][/button][divider style=”{‹²›ruler_type‹²›:‹²›space‹²›,‹²›space‹²›:{‹²›height‹²›:‹²›100‹²›}}” custom_class=”” hide_lg=”false” hide_md=”false” hide_sm=”false” hide_xs=”false” __fw_editor_shortcodes_id=”7030f67a4fa4292b5b7a88ca3f01f15b” _array_keys=”{‹²›style‹²›:‹²›style‹²›}” _fw_coder=”aggressive”][/divider]

plugins premium WordPress