moonshot thinking é um conceito que surgiu como mais um elemento para transformar o modo de enxergar os negócios. Quase que invariavelmente, novas ideias como essa costumam causar desconfiança. Isso é natural, já que novos modelos de negócio precisam de um tempo de maturação entre os empreendedores.

A seguir, falaremos do que se trata e de como você pode aplicar o moonshot thinking na sua empresa. É possível tornar seu negócio ainda mais competitivo, continue a leitura!

O que é moonshot thinking?

O conceito existe desde 1969, ano de lançamento da Apolo XI ao espaço, a primeira missão espacial bem-sucedida de pouso à lua. A palavra moonshot faz referência exatamente ao ato de orbitar o nosso satélite natural.

A grande questão é o contexto em que tudo aquilo aconteceu. Para chegar à lua, a NASA teve de elaborar um projeto que utilizou a máxima capacidade de inovação disponível. Além disso, a agência espacial precisou considerar a aplicabilidade dos processos, criar soluções ambiciosas e totalmente novas.

Assim como a ida do ser humano à lua, o conceito leva as empresas a vivenciarem desafios diários de superação. Independentemente do departamento, os colaboradores devem ser continuamente motivados a pensar muito além do problema/desafio apresentado, a valorizar a criatividade inovadora e efetiva.

Em números, o moonshot thinking almeja resultados 10 vezes superiores ao que já existe. Para alcançar essa meta, é necessário não apenas otimizar processos, produtos e serviços, mas recriá-los totalmente. Assim, mais que pensar grande, é preciso expandir as possibilidades atreladas ao planejamento e execução dentro de cada negócio.

Como aplicar o moonshot thinking?

Diante de alguns exemplos fora do comum, muitos empreendedores ficam receosos quando ouvem falar em moonshot thinking. O primeiro desafio é ter mente que o conceito, em si, não se restringe a empresas de tecnologia.

Na prática, o que se tem é um novo arquétipo na hora de pensar o desenvolvimento de um negócio. E soma-se a isso o já habitual uso de recursos tecnológicos, atualmente presente em empresas de qualquer segmento.

No cerne do moonshot thinking está a ideia de propor metas ambiciosas que possam impactar negócios, pessoas, melhorar e transformar a vida de usuários. Para tanto, parte-se do princípio que a inovação é um processo que deve abranger um time de colaboradores, todos deverão se envolver e pensar juntos. O processo criativo em si pode não sofrer grandes alterações, o que necessariamente muda é que ao invés de focar em otimizar, a equipe terá que pensar em reinventar completamente a solução diante de um desafio. Vê-se, portanto, que mesmo as empresas mais tradicionais podem mudar a maneira de administrar e lidar com os desafios, tendo como princípio reinventar-se constantemente.

A seguir, destacamos alguns pontos para a prática desse conceito:

  • Promover mudança de pensamento dentro da organização

Aplicar o moonshot thinking significa viver no limite daquilo que se pode realizar e até mesmo ir além. Por isso, o conceito implica em promover uma mudança da cultura organizacional, levando a uma transformação no pensamento dentro da organização. Com o conceito em prática, a empresa passa a repensar os métodos utilizados na solução de problemas e redirecionar as equipes de trabalho para que isso aconteça.

  • Identificar problemas internos e criar soluções inovadoras

Enfrentar dificuldades é parte do processo de administrar uma empresa, mas diante do conceito de moonshot thinking a proposta é justamente “pensar fora da caixa”. Inovar diz respeito a criar novos métodos e mais efetivos que os anteriores. Assim, as soluções precisam fugir aos padrões e ao que já se conhece, para que promovam verdadeira transformação.

  • Manter o time motivado e conectado ao propósito do projeto

Dentro desse conceito, cada projeto da empresa requer colaboradores totalmente engajados e vivenciando intensamente a cultura organizacional. O foco de toda a energia de trabalho é na equipe e na busca por soluções que transformem aquilo que já existe. Com todos motivados e em um pensamento alinhado, fica mais fácil buscar a inovação em conjunto.

  • Coletar insumos e insights com rapidez

Em um ambiente transformado pelo conceito de moonshot thinking devem predominar ideias com propósito e atreladas ao pensamento em conjunto. Os chamados insights devem ser direcionados a mentalidade em comum da equipe e todos devem trabalhar para que se tornem realidade dentro de um projeto. Com os profissionais certos e uma cultura organizacional alinhada, o moonshot thinking permitirá que a empresa trace novos rumos para o sucesso gerando oportunidades e desvendando o caminho para a inovação.

Pense nisso…

Diante de todo o exposto, não cabe pensar que o Moonshot Thinking seja uma forma de pensar restrita a megacorporações de tecnologia…
De que forma seu negócio pode se tornar algo 10 vezes maior, em vez de apenas 10% mais lucrativo? Qual grande desafio da humanidade você está disposto a encarar? Que mudança radical sua empresa pode propor? Qual inovação será necessária?

Fazer tais perguntas — e se engajar para respondê-las — é o que separa as mentes inspiradoras das medianas!

Os resultados dessa mentalidade levam a empresa a se despontar em relação a concorrência e promover mudanças profundas, tanto em sua cultura como na gestão dos negócios.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Inscreva-se na nossa newsletter: