Blog

Plataforma WeCycle e a Logística Reversa de copos plásticos

Plataforma WeCycle e a Logística Reversa de copos plásticos

plataforma WeCycle foi pensada pela Braskem visando fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. Uma iniciativa que reforça o compromisso com a cadeia do plástico no Brasil, a inovação e a sustentabilidade.

Essa plataforma pode oferecer, às empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, uma matéria-prima de plástico reciclado de qualidade, com rastreabilidade, regularidade de processos e atuação com responsabilidade social e ambiental em todo o ciclo da reciclagem.

Novos negócios e iniciativas surgem por meio de parcerias que envolvem todos os elos da cadeia e reciclagem. Foi dentro da WeCycle que surgiu o Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP), uma parceria entre a Braskem e a empresa Dinâmica Ambiental.

[media_video url=”https://youtu.be/E4SLi52PYSc” width=”1920″ height=”1080″ __fw_editor_shortcodes_id=”56ccc18bb664d8f2cd126bff4f51d271″ _fw_coder=”aggressive”][/media_video]

O que é e como funciona o projeto WeCycle

WeCycle

Além de auxiliar as empresas a instituírem procedimentos de logística para o destino correto dos copos plásticos, a iniciativa tem como objetivo disseminar informações e boas práticas sustentáveis junto as companhias de diferentes perfis e setores da economia.

A equipe da Dinâmica Ambiental coordena a coleta dos copinhos de PP nas empresas participantes e entrega esse material às recicladoras parceiras da plataforma, para triagem e reciclagem. Assim, os copos serão transformados em novos produtos como: embalagens, caixas organizadoras e bandejas para pintura. Companhias como Leroy Merlin, Grupo Pão de Açúcar e Escovas Condor já utilizam a resina pós-consumo em seus produtos.

Os colaboradores das empresas participantes recebem treinamentos periódicos sobre descarte correto e contam com um serviço de consultoria para redução de custos e gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos.

Práticas simples para diminuir o desperdício em sua empresa

De acordo com o estudo comparativo de Avaliação do Ciclo de Vida entre os copos descartáveis de polipropileno (PP) e os reutilizáveis, os produtos de PP mostraram demandar 30% menos energia no ciclo de vida, assim como o uso de menos água em sua produção.

Além da prática da logística reversa e da produção de resinas pós-consumo para fabricação de novos materiais a base de plástico reciclado, uma ação benéfica para evitar desperdícios é o uso dos coletores de copos, que acondicionam esses produtos de forma apropriada, ocupando menos espaço do que uma lixeira comum. Para mencionarmos um exemplo prático: em uma caixa de 60L, caberiam aproximadamente 200 copos colocados de forma desorganizada; ao guardá-los de maneira organizada, seria possível armazenar cerca de 2.500 unidades.

Como participar do projeto WeCycle?

As empresas interessadas podem participar associando-se ao programa ou tornando-se apoiadoras da iniciativa. Com o conteúdo resultante da coleta de dados do projeto, novos negócios podem ser influenciados pelo tema, qualificando sua percepção e fortalecendo o caminho rumo à sustentabilidade e economia circular.

Quer saber mais sobre essa iniciativa? Entre em contato com os responsáveis pelo projeto pelo telefone (11) 4056-3365 ou pelo e-mail dinamica@dinamicambiental.com.br e saiba como.

plugins premium WordPress