De certa forma, o conceito de logística está intuitivamente presente na mente das pessoas e atrelado a diversas atividades corriqueiras do dia a dia. No entanto, no que se refere à gestão empresarial esse conceito precisa ser bem mais aprofundado, levando-se em conta a importância desse setor dentro das companhias.

A logística deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Manter-se competitivo num mercado cada vez mais acirrado, exige esforços e planejamento específico para essa área, envolvendo a administração de recursos financeiros, materiais, de pessoas e informações. Nesse sentido, a tecnologia da informação é de grande relevância para obtenção de melhores resultados e maior lucratividade.

O que é logística?

Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado.  A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Nos dias de hoje, no entanto, o conceito de logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. Para tanto, agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações:

  • previsão da demanda
  • gestão de estoques
  • transportes
  • armazenagem
  • design de redes de distribuição
  • e outros

Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de ações isoladas para ações sinérgicas. Baseado nisso, podemos entender melhor os conceitos de logística empresarial, logística integrada e logística reversa, abordados abaixo.

Conceito de Logística Empresarial

A logística empresarial surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade da operação dos negócios, com foco na experiência do cliente e na redução de custos. Quanto mais complexa a atividade da empresa, maior a necessidade de organizar de forma sistemática as etapas que envolvem o processo de produção.

Na prática, a operação da logística empresarial envolve conceitos-chave como a cadeia de suprimentos (supply chain), gestão de frotas, jornada dos motoristas, gestão de estoque, modais de transporte, contato com fornecedores, etc.

A aplicação desse conceito já é realidade em empresas dos mais diferentes portes e segmentos, com vistas a alcançar um diferencial competitivo num mercado cada vez mais complexo.

Conceito de Logística Integrada

Como o próprio nome sugere, ela representa a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Tais processos são integrados em sistemas que aumentam a eficiência das ações empresariais e melhoram seus resultados. O fluxo logístico, bem como as atividades gerais que o envolvem, são coordenados através desses sistemas inteligentes, com o intuito de oferecer o melhor para um consumidor que se mostra cada vez mais exigente.

A equipe de logística integrada é responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos, tornando os processos mais simples e ágeis, prevenindo falhas e aumentando a eficiência. Um trabalho extremamente importante quando se pensa no contexto atual de mercado.

Conceito de Logística Reversa

De uma forma geral, logística reversa (ou inversa) é a área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos bens produzidos após sua venda, uma de suas aplicações é controlar políticas de devolução e troca de produtos, por exemplo. A recolha de alguns tipos de lixo reciclável, seria um outro exemplo.

Seguindo o caminho inverso da logística comum, o foco aqui é o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, visando principalmente a preservação ambiental. Ao implantar uma logística reversa que ainda seja lucrativa, a empresa consegue alcançar não apenas sustentabilidade ambiental, mas também econômica.

Enquanto a logística comum visa um conjunto de estratégias para entregar os produtos da forma mais barata e ágil possível, a reversa planeja, opera e controla o recolhimento desses produtos.

Desafios da Atualidade

A globalização, somada às inovações tecnológicas, desenvolvimento econômico e crescente competitividade, obrigam as empresas a buscarem formas de se destacar onde já atuam e também a explorarem novos mercados. Nesse sentido, as inovações do setor logístico se colocam como grandes aliadas das empresas.

Proporcionar uma boa experiência de compra a clientes cada vez mais exigentes por qualidade, bons preços e atendimento personalizado, é um dos principais desafios dentro de uma empresa. Aqui, mais uma vez, a logística aparece como um setor a ser explorado, visando reduzir custo, agilizar processos e impulsionar o relacionamento com o cliente de forma eficiente.

Quando sua empresa planeja bem a operação logística, testando e aprimorando soluções e sistemas, está investindo em uma melhor experiência de compra para seus clientes e, consequentemente, em maior crescimento.

Para receber notícias e outros conteúdos inscreva-se em nossa newsletter: