Nos últimos artigos do Blog da Mais Polímeros, apresentamos alguns tipos de resinas termoplásticas, como o PP, o PS, o PE e o EVA. Agora, te convidamos a ler mais sobre as características e utilidades gerais de cada uma dessas resinas.

O que são Resinas Termoplásticas?

As resinas termoplásticas são muito utilizadas na produção industrial dos mais variados tipos de produtos plástico que, consequentemente, são incorporados ao cotidiano das pessoas nos mais variados fins. As resinas se dividem em dois grupos – resinas termofixas / termorrígidas e resinas termoplásticas – de acordo com suas características de fusão e derretimento.

As resinas termofixas / termorrígidas são aquelas que endurecem quando em contato com o calor, em uma reação química irreversível. O filme final é insolúvel, inclusive, em solventes. Já as resinas termoplásticas, são polímeros artificiais que podem ser remoldados, quando submetidos à aquecimento. Na prática, isso se dá pelos processos de injeção, sopro, extrusão de perfis, extrusão de chapas para termoformagem e rotomoldagem e extrusão de filmes. Se o filme final for exposto aos solventes adequados será solubilizado novamente e esse processo pode ser repetido várias vezes.

Dessa forma, as  resinas termoplásticas podem retornar à sua condição sólida diversas vezes, sem que haja grandes alterações em suas características originais. É assim que que inúmeros tipos de produtos são fabricados, desde brinquedos até peças automotivas extremamente técnicas, bem como embalagens de alimentos, produtos de higiene, etc. Todos esses artigos estão muito presentes no cotidiano das pessoas ao redor do mundo, por isso sua importância para a indústria da transformação do plástico.

As resinas termoplásticas são fundamentais para a indústria, tanto a nível nacional quanto global. Devido à facilidade e versatilidade nos processos de fabricação e reciclagem, cada vez mais as resinas vêm substituindo a utilização de metais e vidros em praticamente todos os segmentos industriais.

Além do que já dissemos acima, é importante estar atento às diferentes categorias encontradas nas resinas, cada uma delas com suas particularidades. Para garantir melhor desempenho do produto final, é essencial ter conhecimento de algumas versões da resina termoplástica, para que ao adquiri-la não haja qualquer tipo de confusão e você possa escolher a matéria prima ideal para a finalidade que deseja.

Algumas versões de resinas disponíveis no mercado:

  • Resinas Termoplásticas PP Homopolímero
  • Resinas Termoplásticas PP Random
  • Resinas Termoplásticas Polietileno de Alta Densidade

Polipropileno Homopolímero

A resina termoplástica PP Homopolímero apresenta alta resistência química e ao calor, o que a torna ideal para processos de moldagem plástica como a injeção, extrusão e termoformagem.

Polipropileno Random

A resina termoplástica PP Random possui coloração delicada e alta resistência, por isso é ideal para destinações que exigem nível de transparência considerável e ao mesmo tempo alto nível de resistência química.

Polietileno de Alta Densidade

Esta resina possui boa resistência química e baixa viscosidade, o que a torna ideal para fabricação de produtos como sacolas, brinquedos, cabos e pallets industriais.

Entre as resinas fornecidas pela Mais Polímeros estão o Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Poliestireno (PS) e o Acetato de Vinila (EVA). Clicando nos links você poderá ler mais mais sobre cada uma delas.

Confira aqui como você pode Comprar da Mais Polímeros

Onde comprar Resinas Termoplásticas

Nós atendemos de forma prática e eficiente às demandas de qualidade e prazo de entrega / logística de matéria-prima, evitando inclusive que você tenha perdas com estoques altos.

Caso queira receber a visita de um dos nossos Representantes ou um orçamento para compra algum de nossos produtos clique aqui, preencha o formulário selecionando o produto desejado e nossa equipe entrará em contato com sua empresa.