Blog

Poliestireno (PS): entenda suas principais características e aplicações

Poliestireno (PS): entenda suas principais características, aplicações e tipos

Que tal conhecer mais sobre o poliestireno? Isso vai te ajudar a comprar e usar mais conscientemente essa matéria-prima, bem como evitar erros nas etapas do processo industrial.

Siga conosco na leitura desse post e saiba muito mais sobre o poliestireno (PS)!

O que é Poliestireno (PS)?

O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno). Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação.

O PS é um polímero sintético de adição versátil, por isso pode ser utilizado de 3 maneiras:

  • como poliestireno comum (cristal)
  • como poliestireno de alto impacto
  • como isopor

Precisa de um orçamento?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

QUERO UM ORÇAMENTO

Poliestireno Cristal, Alto Impacto e Isopor

Poliestireno Cristal ou Comum

O poliestireno cristal ou comum é visualmente semelhante ao vidro. Neste estado o PS é mais fácil de quebrar e menos flexível do que em outros. Além disso, ele fica com um maior índice de refração e bem mais transparente.

O PS Cristal é bastante usado em capas de CD’s, mas também pode estar em pipetas descartáveis em laboratórios, copos descartáveis, tesouras, pentes, escovas e potes de iogurte.

Poliestireno de Alto Impacto

O poliestireno de alto impacto é obtido quando se adiciona mais de 10% de polibutadieno ou de estirenobutadieno ao PS. Dessa maneira o material fica mais resistente e não é transparente.

Essa resistência ao impacto do PSAI acontece porque houve adição de um elastômero, que faz o material perder transparência, tornando-o leitoso e com a possibilidade de receber pigmentação depois.

Dentre as principais características do poliestireno de alto impacto estão:

  • Alta rigidez
  • Alta resistência ao impacto
  • Atoxidade
  • Inodoro
  • Baixo custo
  • Usinabilidade
  • Boa resistência térmica
  • Resistência química
  • Resistência à abrasão

Vários dos produtos que vemos no nosso dia a dia podem ser feitos com PSAI, dentre eles: potes para guardar comidas, revestimentos internos de refrigeradores, disjuntores, pentes, cabides, embalagens para pastas e bandejas para alimentos.

Isopor

Um dos tipos de poliestireno mais conhecidos é o isopor, obtido através do aquecimento com substâncias que produzem gases, desta maneira o material incha e fica muito leve.

No nosso cotidiano o isopor é um material muito usado, seja como isolante ou em embalagens (copos e outros descartáveis para comidas e bebidas quentes). O isopor é usado até mesmo em materiais de construção e forros de capacetes.

Onde comprar Poliestireno (PS)

Algumas empresas que fabricam produtos utilizando o poliestireno fazem a compra diretamente com grandes produtores do material. O problema, neste caso, é que a quantidade mínima exigida por compra é bastante alta, além disso o prazo de entrega nem sempre atende às necessidades do negócio.

A solução mais adequada para comprar PS e abastecer seu processo produtivo é tratar com um fornecedor de resinas termoplásticas como a Mais Polímeros. Nós podemos atender de forma prática e eficiente às demandas de qualidade e prazo de entrega/logística dessa matéria-prima, evitando inclusive que você tenha perdas com estoques altos.

Caso queira receber a visita de um dos nossos Representantes ou um orçamento para compra de poliestireno (PS) clique aqui, preencha o formulário selecionando o campo produto desejado e nossa equipe entrará em contato com sua empresa.

Quer saber mais sobre os Tipos de Plástico?

 

[button label=”Baixe agora nosso guia” link=”https://conteudo.maispolimeros.com.br/guia-tipos-de-plastico” target=”_blank” color=”” centered=”false” __fw_editor_shortcodes_id=”4fc4bfe3c05b7f7364c337793ce43390″ _fw_coder=”aggressive”][/button][divider style=”{‹²›ruler_type‹²›:‹²›space‹²›,‹²›space‹²›:{‹²›height‹²›:‹²›100‹²›}}” custom_class=”” hide_lg=”false” hide_md=”false” hide_sm=”false” hide_xs=”false” __fw_editor_shortcodes_id=”b9e0d954d59c58aba875b644067ed138″ _array_keys=”{‹²›style‹²›:‹²›style‹²›}” _fw_coder=”aggressive”][/divider]

plugins premium WordPress