Saber um pouco mais sobre as aplicações da resina plástica no nosso cotidiano nos ajuda a compreender a importância e versatilidade desse material.

O plástico ABS é uma resina termoplástica derivada do petróleo. É formado pela  copolimerização de três monômeros: acrilonitrila (monômero sintético produzido a partir do hidrocarbonato propileno e amoníaco – de 15% a 30%), butadieno (alceno obtido a partir da desidrogenação do butano – de 5% a 15%) e o estireno (produzido  a partir da desidrogenação do etilbenzeno – de 40% a 60%) – sendo base de quase todos os materiais plásticos que usamos.

Cada monômero possui suas propriedades, tornando possível a produção de tipos diferentes de ABS, que serão aplicados de variadas formas e em diferentes segmentos.

Abaixo você pode ver um pouco sobre a composição do plástico ABS:

Composição do Plástico ABS
Composição do Plástico ABS

O ABS é muito usado na indústria por ser economicamente viável (preço relativamente baixo), leve e fácil de moldar. Detém propriedades específicas como boa resistência à impacto, à tração e abrasão. Quando comparado a outros materiais o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas, podendo ser utilizado normalmente em temperaturas que variam de -20°C a +80°C. Além disso, também funciona como um isolante elétrico.

Com excelente aspecto visual, o plástico ABS pode ser metalizado e altamente pigmentado (cores vívidas e saturadas, que variam do transparente ao opaco), resultando em ótimo acabamento.

Garantindo uma conexão entre as camadas consistentes e mínima deformação, a moldação do ABS pode ser processada por injeção e extrusão.

Você sabe quais são as aplicações do plástico ABS, no nosso dia a dia?

Classificação de Plásticos
Classificação de Plásticos

Apontado com o número “7” na classificação de plásticos, esse copolímero é aplicado em inúmeros segmentos do nosso cotidiano:

  • Uso geral: brinquedos, utilidades domésticas, artigos descartáveis, móveis para jardim, frascos, malas de viagem e outros.
  • Peças automobilísticas: grades e painéis interiores, caixas de bateria, assentos e outros.
  • Aparelhos: carcaças de eletrodomésticos, aspiradores, computadores, teclados, celulares e outros.
  • Construção: chapas corrugadas, fios, tubos, capacetes de segurança e outros.

A produção anual do plástico ABS é de cerca de três milhões de toneladas. Por ser fabricado a partir do petróleo, consome 57% menos energia do que a produção de plásticos alternativos e o melhor destino para objetos feitos a partir do ABS é a reciclagem.

Em temperatura ambiente, não traz riscos à saúde, pois nessa condição não ocorrem rupturas na estrutura do plástico.

A versatilidade do ABS impacta positivamente nossas vidas e nosso dia a dia!

Para receber notícias e outros conteúdos inscreva-se em nossa newsletter: